Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Legal -TEATRO

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Legal

Autoria de Alessandra Mourão


Mãe – Chapeuzinho! Chapeuzinho! Onde você está?
Chapeuzinho – Oi, mamãe.
Mãe – Filha preparei uns doces diets deliciosos para você levar ao asilo Melhor Idade. Aproveite e deixe algum na sua avó.
Chapeuzinho – Será que ela já chegou da natação, mamãe?
Mãe – Já sim, filha. E não se esqueça de sorrir para as pessoas. Sorrir abre caminhos, deixa o seu dia e o dos outro mais feliz.
Chapeuzinho – Pode deixar mamãe. Até mais tarde!

Chapeuzinho vai caminhando pelo bosque até que vê o Lobo plantando algumas flores.

Chapeuzinho – Bom dia, Seu Lobo!
Lobo – Bom dia, Chapeuzinho. Realmente está um dia muito agradável.
Chapeuzinho – O que você está fazendo aí?
Lobo – Eu estou aqui ajudando a cuidar do jardim da D. Maroquinha.
Chapeuzinho – Muito bem, Seu Lobo.
Lobo – É a onda do momento, não sabia?
Chapeuzinho – É mesmo?
Lobo – Sim. O lance agora é ajudar os outros, fazer trabalho voluntário.
Chapeuzinho – E ali embaixo, o que é?
Lobo – Ali é a horta comunitária.
Chapeuzinho – O que é isso?
Lobo As pessoas que moram aqui perto se reuniram e decidiram plantar alface, tomate, couve, batata e cenoura. Eles usam nas refeições e ainda conseguem dinheiro vendendo na feira.
Chapeuzinho – Que legal!
Lobo (se gabando) – E adivinha quem ajuda a tomar conta da horta? O papai aqui.
Chapeuzinho – É isso ai Seu Lobo! Sempre podemos fazer algo de bom nessa vida.
Lobo – E você aonde vai com essa cesta?
Chapeuzinho – Vou deixar uns doces no asilo Melhor Idade e esses aqui vou levar para a vovó.
Lobo – Asilo Melhor Idade? Eu fiz um jardim lindo lá.
Chapeuzinho (falando para o público) – Ele agora mexe com a terra. Sabe tudo.
Lobo – Chapeuzinho vai por esse caminho aqui que você chegará mais rápido ao asilo.
Chapeuzinho – Obrigada, Seu Lobo. Tchau!
Lobo – Cuidado com a horta! Não vá pisar em nada.

Ela sai e o lobo pensa:

Lobo – Hum, acho que darei um pulo na casa da vovó. Há muito tempo não vou lá. (Sai)

Casa da vovó
Vovó está fazendo ginástica quando escuta baterem na porta. Ela vai abrir e se depara com o Lobo.

Lobo – E aí vovó!
Vovó – Fala meu camarada! Entra aí.
Lobo – Quanto tempo! Como vai a vida?
Vovó – Tudo na paz, Seu Lobo.
Lobo – O que são aquelas latas coloridas ali, vovó?
Vovó – É que agora eu reciclo meu lixo. Lata é num lugar, plástico no outro, papel e vidro.
Lobo – Maneiro, vovó. Assim não precisamos derrubar tanta árvore. Sabe que vou dar essa idéia lá no asilo Melhor Idade.
Vovó – Assim estamos contribuindo com o meio ambiente.
Lobo – Valeu, vovó! Temos que cuidar do nosso planeta.

Batem na porta e a vovó vai atender.

Chapeuzinho – Boa dia vovó!
Vovó – Oi minha querida. Que surpresa boa!
Chapeuzinho – Seu Lobo, o senhor por aqui?
Lobo – Vim trocar umas idéias com a minha irmãzinha aqui.
Chapeuzinho – Vovó, vim trazer uns doces deliciosos que a mamãe preparou.
Vovó – Querida, estou de regime.
Chapeuzinho – São diets, vovó. Pode comer.
Lobo – Vovó cuidando da saúde, tá certa.
Chapeuzinho – Que barulho é esse lá fora?
Lobo – É o meu camarada Zé, o guarda florestal.
Vovó – Vamos convidá-lo para entrar.
Lobo – Chama lá, vovó.
Guarda - Bom dia!
Todos – Bom dia!
Chapeuzinho – Seu Zé, o que faz um guarda florestal?
Guarda – Eu sou G.N.
Chapeuzinho – O que é isso?


Guarda – G.N. significa Guardião da Natureza. Eu ajudo a preservar o bosque. Limpo a sujeira do riacho, não deixo os visitantes darem qualquer tipo de comida aos animais, coloquei placas informando sobre as espécies de plantas.

Lobo – É isso ai, Zé.


Guarda – Nosso planeta, mais do que nunca, precisa de ajuda.


Chapeuzinho – Eu queria ver como ficou o bosque com essas mudanças.


Vovó – Que tal levarmos os docinhos e fazermos um piquenique lá?


Todos – Boa idéia!


Guarda – Não esqueçam os sacos plásticos para colocar o lixo.


Chapeuzinho – Hoje aprendi que as pessoas sempre podem mudar para melhor e com isso fazer a diferença.


Vovó – Vamos pessoal!


Todos – Tchau!